sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Etiquetas de roupas não podem ser cortadas.




Pesquisa mostra que a maioria dos consumidores joga fora as etiquetas e perde as informações sobre como lavar e passar as roupas.

As etiquetas estão em todas as peças, bem costuradas. Mas antes mesmo de estrear as roupas, 77% dos consumidores brasileiros dão às etiquetas o mesmo destino: "Corto porque incomoda".

Para o lixo vão também todas as informações sobre como conservar as roupas na hora de lavar, secar e passar.

O consumidor corre o risco de estragar a roupa. O símbolo vai traduzir justamente o procedimento correto para cada um desses processos.

A maioria da população não dá atenção a isso: Mistura vários tipos de roupa na máquina de lavar: O que causa acidentes, as roupas ficam manchadas.

As informações sobre a conservação das peças nas etiquetas passaram a ser obrigatórias em 2005. As indicações podem vir por desenhos, textos ou os dois. Mas de acordo com o Instituto de Pesos e Medidas, o órgão que fiscaliza o cumprimento da lei, 95% das confecções preferem adotar os símbolos, uma linguagem universal em vários países, mas que na prática ainda causa confusão nos consumidores.

Algumas lavanderias não aceitam reclamações se a etiqueta de peça tiver sido retirada. De acordo com a Abravest, a partir do ano que vem as etiquetas vão trazer também informações sobre as medidas da peça, como a largura da cintura. Essa medida faz parte de um processo de padronização do tamanho das roupas, que está sendo implantado no país.

Veja o que representam os desenhos das etiquetas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário