terça-feira, 24 de novembro de 2009

Consultora dá dicas sobre o comportamento da mulher no trabalho


"Como ser uma executiva competente sem perder a feminilidade? Este é um dos grandes desafios a mulher. Muitas acabam pegando emprestado o comportamento masculino. Outras confundem a delicadeza com a fragilidade. Este é um dos temas abordados pela consultora Maria do Carmo Marini, autora do livro “Alça de silicone”. Ela é a convidada de Marília Gabriela neste domingo. “Uma mulher executiva tem que ser bem educada e competente tecnicamente e socialmente”, diz ela. 

Confira as dicas da autora:
Guarda-roupa: os acertos
“Um bom terno preto é essencial. Outras peças básicas são camisa branca, sapato de salto médio e bijuterias discretas.”
“Você pode quebrar o look com alguma peça mais insólita. Por exemplo, se está de preto e branco, coloque um toque amarelo ou vermelho. Ou então, um lenço no pescoço, um sapato de cor diferente. Assim, você transforma uma roupa conservadora em algo moderno.” 
Guarda-roupa: os erros 
“Barriga de fora, achar que no casual day pode se vestir como se fosse ao clube, usar jeans rasgado, transparências muito evidentes e bijuterias chamativas. No lugar de trabalho, procure ser mais discreta”.
Ocupando cargos de chefia
“Homens e mulheres são diferentes. O estilo de chefia da mulher é diferente mas não é por isso que é menos eficaz. A mulher tem que saber que ser feminina não a transforma numa pessoal mais frágil. Uma mulher que tenta imitar o comportamento dos homens já sai em desvantagem. Ela tem que usar suas características femininas na hora de coordenar uma equipe: ser menos agressiva e ter mais conversação. E usar sua intuição.”
Como lidar com problemas de casa no trabalho
“Mesmo que ela seja casada com um homem bárbaro, sempre vai ter mais tarefas.  Por isso, a mulher tem que organizar o máximo possível uma vida para não interferir na outra.  Quando um problema de casa surge na hora do trabalho, ela não tem que partilhar deste problema com os outros. É péssimo dar bronca na empregada na frente dos colegas. Isso a fragiliza. O ideal é sair do ambiente comum ao falar no telefone assuntos pessoais.”
Chorar no trabalho: pode?
“Existem mulheres mais controladas e menos.  Se não deu para segurar o choro, vá rápido para o banheiro. Senão, vai ser chamada de descontrolada e histérica. E, em geral, pelas outras mulheres.” 
Lidando com comentários machistas
“Acho que é preciso registrar, falar para o autor do comentário que ele agiu de forma machista. E encerrar o caso. Nada de polemizar e levar o assunto adiante."
A saga da TPM
“Tome um chá de camomila neste dia, ajuda a acalmar. E, se possível, faça aquelas tarefas que poderia fazer sozinha, sem precisar lidar com toda a equipe.”


Fonte: Site GNT (22 de novembro de 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário