Muita atenção ao se vestir no ambiente de trabalho é sempre muito importante, por isso selecionamos algumas dicas importantes. Fique atento:
• Na dúvida opte pelo clássico; cuidado com a moda e os modismos
• Cores escuras emagrecem e passam sobriedade e segurança; cores claras engordam e passam descontração; faça uma composição que equilibre estes dois fatores
• Roupas discretas em cores harmoniosas
• Fuja à tentação do jeans; cuidado com o perfume!
• Escolha relógio e acessórios que complementam sua roupa; cuidado com os excessos; a
gravata também é um acessório
Para o homem:
• Prefira ternos escuros
• Pesquise tecidos que melhor se adaptam à sua região e estilo pessoal
• A meia é uma extensão da calça
• Evite gravatas de bichinhos, de crochê ou frouxa no colarinho...
• Evite camisa quadriculada ou listrada
• A barba deve ser feita todos os dias
• Cuidado com a combinação calçado e calça
Para a mulher:
• Evite decotes e transparências
• Prefira batom e esmalte claros, saias na altura do joelho e tailleurs
• Cuidado com babados e rendas; nunca deixe o sutiã visível
• Prefira cores discretas, sem estampas fortes
• Maquiagem deve ser discreta e funcional
• Opte por sapatos fechados
• Cuidado com o pescoço e colo à mostra
Fuja do mico: dicas e regras para o dia-a-dia:
• Prendedor de gravata está em desuso;
• A gravata deve chegar até a altura do cinto;
• Nunca fume em reuniões, visitas ou locais fechados;
• Blazer é um coringa para homens e mulheres;
• Cuidado para não exceder nas festas de empresa, happy hours, jantares e almoços sociais, comemorações, etc.;
• Nunca seja o último a sair dos eventos;
• As mulheres devem sempre ter uma meia calça de reserva na bolsa ou na gaveta da mesa de
trabalho; bolsas pequenas mostram maior refinamento e delicadeza;
• Esteja atento e seja cordial com todos, afinal somos todos iguais e merecemos respeito;
• Jamais chame o cliente de querido, meu bem, benzinho;
• Sempre ande com cartões de visita atualizados
• Conheça os usos e costumes de cada local e preste atenção aos detalhes
• Na dúvida, observe primeiro e pergunte depois
• Nunca trate de assuntos particulares próximo a clientes
• Lembre-se que cada cargo ou função demanda algumas posturas e responsabilidades
diferentes
• Nunca reclame ou fale mal da empresa em que trabalha perto de clientes e fornecedores
Evite sempre:
• Chegar e não cumprimentar
• Ler enquanto outros estão conversando
• Conversar enquanto outros estão lendo
• Dar gargalhadas ruidosas
• Criticar alguém na frente dos outros
• Falar mal de uma pessoa ausente
• Cortar unhas na presença de outras pessoas
• Sussurrar ou rir em um templo religioso
• Deixar um convidado sem lugar para sentar
• Tocar numa obra de arte sem estar autorizado
• Não expressar gratidão ao receber um presente
• Rir dos erros alheios
• Começar a comer logo depois de sentar à mesa
• Falar enquanto um artista se apresenta
• Não retribuir um sorriso
• Não agradecer um elogio
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