sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Espírito de Equipe





Não é novidade pra ninguém que saber trabalhar em equipe é uma capacidade admirada pela maioria dos gestores de hoje. Muito melhor ter um time integrado, que se relacione adequadamente, compartilhe ideias, possua objetivos comuns e trabalhe com uma única intenção: a de crescer junto com a empresa. Fico preocupado com os profissionais que não possuem essa habilidade. A chance de eles progredirem é infinitamente menor que a de um indivíduo que consegue trabalhar em equipe.


O individualismo pode ser causado por infinitas situações, desde timidez, passando por dificuldade em dividir tarefas e responsabilidades, chegando à ambição de querer abraçar o mundo sozinho. A crescente competitividade do mundo dos negócios é um dos fatores que influenciam essa característica. As pessoas estão cada vez mais enfurnadas em suas vidas, pensando nas possibilidades que possuem para crescer profissionalmente. Com isso, tentam, a todo custo, puxar o tapete dos colegas, sem pensar que fazendo isso, boicotam a si próprios. 


Pessoas assim, normalmente, têm dificuldade em se subordinar a alguém. Não aceitam ordens e preferem definir seus próprios escopos de trabalho, o que, na maioria das vezes, não é possível. Também não conseguem se relacionar muito bem fora do ambiente profissional, pois conquistam uma legião de desafetos onde passam, dentro e fora do escritório. Para eles, quanto mais sozinhos ficarem, melhor. E, alguns deles, realmente conseguem mostrar melhores resultados quando trabalham sozinhos, mas esses são as exceções. 


Já o indivíduo que possui espírito de equipe, entende que o coletivismo é fundamental em uma organização. São pessoas naturalmente mais solidárias e não negam informações ou ajuda a quem lhes pede algum auxílio. 


Sei que não é tão simples conviver com pessoas diferentes, que nem sempre vivem nosso mesmo estilo de vida, mas que nos são impostas por causa da rotina do trabalho. Mas há algumas questões que devem ser consideradas. Nem sempre podemos conviver com o que é do nosso agrado, mas, muitas vezes, temos que nos obrigar atentar agir de certa forma para evitar sermos hostilizados pela sociedade. É como não poder andar nu na rua. É um código de ética que, se quebrado, torna-nos incapazes do convívio social. O meio corporativo também possui uma política da boa vizinhança, que deve ser seguido para conseguir se desenvolver profissionalmente. 


Como exemplo disso, posso citar a capacidade de lidar com conflitos. Ora, como falei anteriormente, dentro de uma empresa há pessoas diferentes e conflitos são comuns. Porém, um bom profissional consegue enfrentar uma adversidade sem se abalar. Ele é capaz de defender uma opinião, sem ser arrogante com seus colegas. Pelo contrário, argumenta de f orma inteligente e, mesmo que no final não consiga fazer sua opinião valer, não se abala de forma emocional, apenas aceita que, dessa vez, a sua ideia não foi a melhor. Ele aceita, na verdade, apreciações alheias, e as utiliza a favor de todos. O mesmo não ocorre com o individualista que, normalmente, opõe-se a qualquer opinião diferente da sua, ignorando-a terminantemente. 


Falo por experiência, pois já vi muitos casos. Essas pessoas mais resistentes não sabem o quanto perdem sendo assim. Elas deixam de ser requisitadas pelos demais colegas de trabalho, inclusive para assuntos aleatórios. Com isso, caem em esquecimento. Ninguém gosta de trabalhar com alguém que não consegue ser cúmplice profissionalmente. Doar-se à empresa é fundamental e, nisso está incluso a doação para colegas e projetos.

BERNT ENTSCHEV | Presidente da De Bernt Entschev Human Capital

Headhunter, trabalha na área de Executive Search há mais de 20 anos. Anteriormente ocupou diversas posições executivas na Souza Cruz, além de ter sido CEO e membro do Board da Manasa. Bernt escreve colunas semanais nos jornais Gazeta do Povo, de Curitiba; Correio do Povo, de Jaraguá do Sul; e no La Nación, do Paraguai. Também é comentarista de Recursos Humanos no telejornal Bom Dia Paraná, da Rede Paranaense de Comunicação, filiada da TV Globo; e nas rádios CBN e 91 Rock, de Curitiba. Autor do livro \"Executivos, Alfaces & Morangos\", Bernt atua como conselheiro das instituições AMCHAM, AHK, ABRH e IBEF e já foi eleito o 4º Melhor Headhunter do Brasil pelo Canal RH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário